Tropa de Elite 2 - O fato disfarçado de ficção

         Ontem tive a oportunidade de assistir, no cinema (é importante dizer isso), o tão comentado “Tropa de Elite 2 – O inimigo agora é outro”.  Sábias foram as palavras informadas no início do filme: “Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência”.  Fico imaginando que, se não tivessem colocado essa advertência e o filme fosse em 3D, metade dos espectadores teria corrido, pois as imagens são bem fortes e realistas.

tropa de elite 2, o inimigo é outro, contra milicia, seu jorge bandido, tropa de elite corrupção, deputado corrupto


         Ao contrário de muitos filmes de sucesso, o Tropa 2 pegou uma carona no sucesso do primeiro filme mas não decepcionou. Pelo contrário. Saí do cinema satisfeito com o que vi e com uma certa ansiedade para saber como poderia ser o suposto Tropa de Elite 3. O primeiro combateu a bandidagem, o segundo combateu as milícias. Mas e o terceiro? Acho que isso é que será um desafio para os produtores caso queiram prosseguir com essa saga.

         Outro ponto que despertou ira na platéia, mas ao mesmo tempo um sentimento de mudança, foram as revelações bombásticas sobre o submundo da política, não só no Rio de Janeiro, onde a trama é desenvolta, mas em proporções nacionais. Não tenho dúvida de que a frase dita no início pelo autor também diz respeito a esse assunto.  É um jogo de interesses tão bem tramado e consistente, que não poderia ter sido obra de ficção. Como disse o personagem de Wagner Moura, "No Brasil, eleição é negócio e o voto é a mercadoria mais valiosa da favela."

         Uma das cenas mais emocionantes, ocorreu no final, quando o Coronel Nascimento, diante de tantos deputados na câmara, disse tudo aquilo que a maioria da população brasileira tem vontade de dizer mas não tem oportunidade. Isso lavou a alma.

Os senhores me desculpem o que vou dizer aqui, mas a PM do Rio de Janeiro tem que acabar...

...metade das pessoas que estão aqui deveriam estar na cadeia...  ...acho que metade é pouco.. aqui devem se salvar uns 6 ou 7 que tem ficha limpa.”

Faca na caveira, coronel! 


Veja também: 

2 Comentários

Diga-nos: o que você acha disso?

  1. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de assistir o FACA NA CAVEIRA II, mas o meu amigo Amaral fez uma resenha tão supimpa sobre o filme que eu tive que publicar aqui - Leia mais em "Tropa de Elite 2 - O fato disfarçado de ficção" [...]

    ResponderExcluir
  2. É uma honra receber esse elogio de tão célebre figura do mundo bloguístico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Diga-nos: o que você acha disso?

Postagem Anterior Próxima Postagem