Morro do São Carlos recebe UPP sem troca de tiros


A operação, que começou esta manhã e contou com soldados da policia militar, federal e marinha, durou menos de 2 horas, ao contrário do que se esperava. Todos que estavam envolvidos na operação sabiam muito bem que essa região era particularmente mais complexa do que as outras onde já foram instaladas UPPs até o momento. O próprio secretário de segurança pública, José Mariano Beltrame admitiu, em entrevista, que o complexo de favelas composto basicamente por São Carlos, Mineira e Coroa, são estrategicamente complicados, devido ao fato de que dão acesso a város pontos diferentes da cidade, inclusive zona sul. No entanto, a ocupação foi tranquila para alívio dos moradores, que estavam apreensivos desde o início da semana. Segundo o secretário, foi fundamental anunciar com antecedência a data da invasão, para evitar troca de tiros e possível mortes. Veja a entrevista clicando no link:


Eu, assim como muitos amigos meus, estamos muito felizes com essa notícia da ocupação. Morei naquela comunidade durante 20 anos, e sei como aquele lugar era oprimido pelos traficantes. Foram décadas de domínio do tráfico, e a tranquilidade era coisa rara. Por esse e outros motivos que mudei para bem longe de lá. No entanto, ainda tenho muitos amigos e familiares nessa região, e todo final de semana estou no Estácio e proximidades, pois a igreja que frequento fica localizada bem próxima ao morro do São Carlos.

Agora acredito que a rotina daqueles bairros vai mudar. Muitos deixavam de sair, fazer qualquer coisa à noite, por causa do perigo e do alto índice de criminalidade. Assaltos eram o principal  motivo de as ruas sem muito movimento logo ao anoitecer. Agora poderemos ficar mais tranquilo, até para subir o morro. Aqueles que de início ofereceram tanta resistência, ameaçando moradores, prometendo lançar granadas no prédio da prefeitura, e o próprio chefe do trafico que disse só sair de lá morto, parecem ter mudado de idéia.
Vamos comemorar mais essa conquista!

2 Comentários

Diga-nos: o que você acha disso?

  1. Engraçado é ver as tias lá na varanda batendo papo como em um dia qualquer =D

    ResponderExcluir
  2. Haushaus é mesmo.. a coisa mais normal do mundo, um blindado da Marinha passando na sua porta...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Diga-nos: o que você acha disso?

Postagem Anterior Próxima Postagem